segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Eduardo Costa Triste com a Morte do Compositor Piska

Morre em São Paulo, Carlos Roberto Piazzoli o Piska, com 60 anos morreu de falência múltipla dos órgãos, ocasionados por problemas hepáticos.

dameJoão Alberto (baixo), Marinho Thomas (bateria), Marinho Testoni (teclados), Simbas (vocal), Piska (guitarra) e Netinho (bateria) – foto promocional para o LP “Casa de Rock” - aproximadamente 1976nte 1976

Guitarrista. Arranjador. Compositor. Seu pai foi violonista que durante muito tempo atuou na noite. Começou a ter contato com a música aos 13 anos quando ganhou uma bateria. Autodidata, passou depois a aprender baixo, teclados, e por fim, guitarra, instrumento no qual se fixou.

Começou tocando bateria e baixo em bandas amadoras de rock. Nos anos 1970, fez parte de diversos grupos de rock, entre os quais, Joelho de Porco e Casa das Máquinas, atuando como guitarrista. Tocou ainda com o grupo Novos Incríveis. No fim dos anos 1970, disposto a mudar de estilo, foi para o Rio de Janeiro, onde começou a conhecer diversos nomes ligados a MPB. Passou a apresentar-se como guitarrista, acompanhando nomes como Gal Costa, Zizi Possi e Caetano Veloso, realizando shows por todo o Brasil. Fez uma grande turnê com o cantor Ney Mato-grosso, na qual percorreu diversos países, entre os quais França, Portugal, Suécia, Suíça e América Latina. Gravou com Elis Regina o disco "Trem azul". Esteve ligado ao estilo MPB de 1977 até 1989, quando mudou novamente para São Paulo, disposto a seguir novos rumos em sua carreira e trabalhar com a música sertaneja. Por essa época conheceu o compositor e produtor César Augusto, que o convidou para fazer as produções e os arranjos da faixa "Eu juro", de Leandro e Leonardo, e que foi seu primeiro trabalho na música sertaneja. Em 1993, foi um dos arranjadores e regentes do CD lançado pela dupla Chrystian e Ralf e que incluiu ainda suas composções "Louco por ela" e "É desse jeito que a gente se ama", ambas com Eduardo e Adriano, e "Loucura demais", "Menina" e "Pra ficar com você", as três com César Augusto. No mesmo ano, fez os arranjos e a regência nas faixas "Mais uma vez comigo", "Olhos de lua" e "Mais do que eu", no terceiro disco da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que incluiu ainda sua composição "Mais do que eu", parceria com Eduardo e Adriano. Em 1995, a dupla Chitãozinho e Xororó gravou a composição "Bandido é o coração", de sua autoria e César Augusto. Em 1998, a mesma dupla gravou "Casa e comida", com César Augusto e Xororó. Entre outros, teve composições gravadas por Leandro e Leonardo, "Amores são coisas da vida", parceria com César Augusto e "Dor de amor não tem jeito", com César Augusto.Trabalhou nos discos de Zezé di Camargo e Luciano e João Paulo e Daniel. Em 1999, trabalhou nos discos de Guilherme e Santiago, André e Adriano e Cleiton e Camargo.Tem como principal parceiro o cantor, compositor e produtor César Augusto, com quem compôs, entre outras, "Amores são coisas da vida", "Um sonhador", "Tarde demais" e "Mulher brasileira". Atraído pela música sertaneja, resolveu fazer uma fusão com o pop/rock. Tem como marca registrada em seus arranjos as guitarras roqueiras e pesadas. Em 1999, montou um estúdio de gravação para novos valores e, a partir daí, começou a lançar o selo Piska Records. Em 2001 foi um dos recordistas em músicas executadas segundo o ECAD. Em 2002, teve a sua música "Um bom perdedor", (c/ César Augusto), gravada pela dupla Bruno e Marrone, no CD/DVD "Acústico ao Vivo", lançado pela Sony/BMG. Em 2009, teve a sua música "Dor de amor não tem jeito" (c/ César Augusto) gravada pelo cantor Leonardo, no CD/DVD "Esse alguém sou eu", lançado pela Universal Music.

Suas obras:
A mulher brasileira (c/ César Augusto)
Amores são coisas da vida (c/ César Augusto)
Bandido é coração (c/ César Augusto)
Bobo (c/ César Augusto)
Casa e comida (c/ César Augusto e Xororó)
Chuva e lágrimas (c/ Eduardo e Adriano)
Copo de vinho (c/ César Augusto)
Dor de amor não tem jeito (c/ César Augusto)
Em nome do amor (c/ César Augusto)
Esse amor que me mata (c/ César Augusto)
Não entrego (c/ César Augusto)
O que a vida fez comigo (c/ César Augusto)
O que eu sinto é amor (c/ João Gabriel)
Pode ser você meu grande amor (c/ César Augusto)
Sem essa de amigo (c/ Cesar Rossini)
Tarde demais (c/ Eduardo/Adriano)
Transa comigo (c/ César Augusto)
Um bom perdedor (c/ César Augusto)
Um sonhador (c/ César Augusto)

Nós fãs do Eduardo Costa, podemos não saber ao certo quem foi Piska, mas compartilhamos a dor do nosso ídolo que demonstrou toda sua tristeza em seu twitter:

"eduardocosta Eduardo Costa
Meu DEUS DI céu, morreu um dos meus grandes ídolos na musica, o maior guitarrista e compositor DI Brasil..Meu amigo #Piska...Triste demais."

"eduardocosta Eduardo Costa
A musica sertaneja perde um dos seus maiores fabricantes de sucesso da história #Piska.."

"eduardocosta Eduardo Costa
César Augusto e Piska fizeram o quase tds os grandes sucessos da misica sertaneja da década de 90..To triste demais."

"eduardocosta Eduardo Costa
Grandes sucessos do meu trabalho foram feitos pelo Piska..."

"eduardocosta Eduardo Costa
Vou postar aki alguns arranjos feitos pelo Piska pra vcs..."

"eduardocosta Eduardo Costa
Quando eu era criança e comecei na musica, meu sonho não era conhecer os artistas, era conhecer o #piska..Um dos meu ídolos."

"eduardocosta Eduardo Costa
Olha o Piska tocando ai www.youtube.com/watch?v=qeypDQH5VXU&feature=youtu.be Feito tatuagem."

"eduardocosta Eduardo Costa
Mais um arranjo do Piska www.youtube.com/watch?v=qeypDQH5VXU&feature=youtu.be Pele alma e coração."

"eduardocosta Eduardo Costa
Mais um arranjo do meu amigo e idolo #Piska www.youtube.com/watch?v=g20TnuJIvLA&feature=youtu.be não preciso de vc."

"eduardocosta Eduardo Costa
Da nova geração da musica sertaneja acho que só eu ainda gravava com o Piska...Eu não abraia mão dele tocar nos meus discos."

"eduardocosta Eduardo Costa
Outro arranjo do Piska www.youtube.com/watch?v=BEPwYxVBjes&feature=youtu.be Cada dia eu te quero mais."

"eduardocosta Eduardo Costa
Gente e essas musicas tds que coloquei as letras tambem eram dele...."

"eduardocosta Eduardo Costa
O Piska era o melhor arranjador e melhor compositor da musica sertaneja de verdade..."

"eduardocosta Eduardo Costa
Os Arranjos do Piska ele não usava musicos, ele mesmo tocava tds os instrumentos....O cara era um cavalo, o melhor na praia dele."

"eduardocosta Eduardo Costa
Mais um succeso meu tocado pelo piska youtu.be/I0vdy_hCe8Y ouve ai.

"eduardocosta Eduardo Costa
Essa musica foi feita pelo Piska e Pelo Zeze di camargo youtu.be/XlwFDjuNKBA e eu gravei...Sucesso."

"eduardocosta Eduardo Costa
Essa tambem é do Piska e do Zeze, eu gravei com Zeze e luciano youtu.be/aisqL8KQTpA o ultimo arranjo que ele fez pra mim...#Triste."

"eduardocosta Eduardo Costa
E que DEUS dê meu amigo #Piska um bom lugar, essa foi o cara da musica sertaneja...Merece uma estatua, o melhor do mundo pra mim."

Duda, não podemos retirar do seu peito a sua dor, mas podemos compartilhá-la para tentar aliviar, estamos juntos com você sempre, na alegria e na tristeza! Força Duda!

Fonte: Phollas.com.br; Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Universo Sertanejo e Twitter do Eduardo Costa

Um comentário: