sexta-feira, 10 de maio de 2013

Matéria Porteira Brasil - 10/05/13

"Eduardo Costa: repertório e interpretação são diferenciais do novo DVD; confira fotos da gravação


Muitos o acham brega, arrogante e exibicionista. Parte da imprensa (?), especializada em fofocas da pior espécie, só se interessa pela sua vida pessoal, principalmente seus relacionamentos amorosos. Quem conhece um pouco de música, sabe que ele é um dos maiores intérpretes da música sertaneja de sua geração, inquestionavelmente. Letras consistentes _autorais ou de outros compositores, mas sempre selecionadas por ele _ e interpretações marcantes são características presentes em seu trabalho.

A verdade é que Eduardo Costa tem acertado na mão (ou na garganta) em seus mais recentes álbuns e cativado plateias com sua forte personalidade. Sinceridade é um dos seus predicados, e isso ele não deixa de lado. Em conversa que tive com o cantor antes de entrar no palco da Brook’s _ badalada casa noturna paulistana _ na noite de quarta (8), para gravação de seu DVD, ele dá mostras que vive o melhor momento de sua (já consolidada) carreira.

Eduardo confessou a ansiedade, e até um pouco de nervosismo _quase que inéditos em sua trajetória _ que este novo projeto despertou. Antes da primeira noite de gravações, no dia anterior, ele tinha certa expectativa em relação à reação do público sobre a escolha do repertório. As dúvidas se foram já nas primeiras canções interpretadas. O público mais uma vez aprovou. Aliás, é tamanha a maturidade do sertanejo, que ele admite que escolhe as músicas que gosta para compor seus álbuns, sem interferências de modismos ou influências de outros. Aí um dos ingredientes indispensáveis para seu sucesso. “Você vai ouvir as músicas e vai gostar, é diferente daquilo que é feito hoje em dia. Tem rasqueado, chamamé…”, adianta, orgulhoso, e cantarola trechos de canções.

Não resisto e pergunto se o incomoda a parte da mídia que não discute o artista Eduardo Costa e sim sua vida pessoal. Ele diz que não, exceto pela exposição do nome de terceiros, que também não são poupados pelos fuxicos. Eduardo também faz uma mea culpa e concorda que, por vezes, acabou se expondo demais, coisa que tenta evitar depois de alguns episódios recentes.
Deixo o camarim e minutos mais tarde confiro a mesma performance de sempre no palco. Não há o menor traço de nervosismo em Eduardo Costa, é o mesmo intérprete seguro de outras tantas vezes em que nos encontramos, com domínio total do público. O mesmo Eduardo que roda o país, sobe ao palco do Credicard Hall, Chevrolet Hall, Atlanta Music Hall ou qualquer casa, por menor expressão que tenha, e transmite seu recado.

O palco é sua casa, e é nele que o menino _que batalhou para chegar nesse patamar , chegou a passar fome no caminho e hoje desfruta de caros brinquedos _ se realiza. Uma mescla de (poucas) canções inéditas e regravações dele e de outros artistas formam o repertório do novo DVD. Eduardo escolheu mesmo o caminho intimista, com direito a banquinho e violão em alguns momentos, marcado pela proximidade com os músicos.

Entre as regravações de outros (bem escolhidas, por sinal), me chamaram especial atenção “Ela Fez Minha Cabeça” (Chitãozinho & Xororó) , “Quando um Grande Amor se Faz” (Cleyton & Camargo), “Não Dá pra Fazer Amor sem ter Você” (Marcelo Aguiar) e “Fogão de Lenha”, clássico de Chitão e Xororó, que fechou, de forma emocionante, o repertório. Do próprio cantor, destaque para a (belíssima) “Esquecer é o Nosso Jeito”. “Anjo Protetor”, gravada no mais recente CD e “Louco Coração”, atual de trabalho, também fazem parte do DVD, assim como as inéditas “O Predador e a Presa” e “Eu Sei que Nasci pra te Amar”, mais duas apostas certeiras do sertanejo.

Como participações especiais, comuns nas gravações, apenas dois nomes da Talismã Music, escritório do cantor Leonardo, que gerencia sua carreira. Aí um encontro de gerações, amigos e artistas que se admiram. Di Paullo & Paulino, de quem Eduardo se diz fã em todas as conversas, cantam ao seu lado “Tô Indo Embora”, em um dos momentos mais marcantes do álbum. Depois os papéis se invertem, e o outro convidado, o jovem Cristiano Araújo, anuncia que é fã de carteirinha do anfitrião, e canta “Sem Céu e Sem Chão “.

Um dia depois da gravação, Eduardo Costa, já dava mostras da satisfação com o resultado e afirmava nas redes sociais que será o melhor DVD de sua carreira. Coisa de quem sabe e gosta do que faz, e tem errado muito pouco em suas escolhas e opiniões."

Carlos Guerra / Porteira Brasil



























































Fotos: Chris Oliver / Porteira Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário