domingo, 23 de outubro de 2011

Avião de Eduardo Costa é removido do aeroporto



Aconteceu na manhã desta terça-feira (18) a remoção do avião acidentado no aeroporto de Santo Amaro de Minas, em Manhuaçu. A aeronave havia saído da pista no final da tarde do dia 07 de outubro, quando trazia o cantor Eduardo Costa, que faria um show na cidade de Simonésia. Devido a este acidente, o show foi cancelado, aguardando uma nova data para que ele aconteça naquela cidade.

Após a perícia realizada por técnicos da Aeronáutica no início da última semana para se apurar as causas do acidente, a aeronave foi liberada para que a empresa proprietária fizesse sua remoção do local em que ela havia caído, no final da pista do aeroporto. De acordo com as informações colhidas no dia do evento, houve uma pane no reverso de empuxo da turbina do avião, que é quando a turbina gera um fluxo de ar para frente, e não para trás, com o objetivo de reduzir a velocidade da aeronave. Este poderia ter sido o motivo para que o avião não conseguisse parar durante a aterrissagem, batendo em uma cerca que delimita a pista e parando em uma lavoura de café que existe ao lado do aeroporto. 

Na quinta-feira (13), após a liberação dos peritos, a aeronave foi retirada da lavoura e colocada na pista, para que se fizesse sua desmontagem parcial. Durante quatro dias foi feita a retirada das asas e outros equipamentos, para que ela pudesse ser transportada para a sede da empresa em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (17) ela foi finalmente colocada sobre o semirreboque de um caminhão e seguiu com destino à capital mineira.

Todos os procedimentos até a saída do avião do aeroporto foram efetuados sob o máximo cuidado e supervisionados por profissionais especializados. De acordo com as informações de um técnico em aeronáutica, este processo é extremamente delicado, pois nem sempre o acidente afeta a estrutura da fuselagem, mas uma remoção indevida poderia comprometer toda a aeronave e até causar sua inutilização. Para o senhor Luís, que chefiou a remoção, o acidente com este avião foi considerado leve. De acordo com ele, são boas as chances de se recuperar a aeronave, pois os danos não foram muito grandes. Ele disse que vai ser feita uma análise apurada por parte de engenheiros especializados e decidir se há chances de se reformar o avião.


Fonte: portalrealeza.com 
Foto: E.C.Sette / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário