quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Matéria Sobre Eduardo Costa no Portal Sucesso

Eduardo Costa conta tudo


Para Eduardo Costa, o amor é a chave universal para o sucesso de sua vida profissional e pessoal. Aos 34 anos de idade, o cantor planeja construir uma carreira digna, sendo fiel e íntegro aos gostos próprios, sem jamais ser levado pelas ondas das tendências musicais que vão e voltam.

Recentemente, Eduardo Costa recheou as prateleiras das lojas com seu mais novo DVD “Acústico”, que mantém firme sua linha romântica, com letras bonitas e bem elaboradas, além do toque latino – outra forte característica que define o estilo musical do cantor. Segundo o próprio, é impossível escolher apenas uma canção como destaque de todo o repertório. “‘Enamorado’ é a grande aposta, mas também tem ‘Os Dez Mandamentos’, que é um forró romântico, ‘Doeu’ e ‘Eu Nasci Pra Te Amar’”, conta Eduardo.

Enquanto se preparava para uma apresentação em Goiânia (GO), Eduardo Costa bateu um papo descontraído com o Portal SUCESSO! e, sem papas na língua, deu sua opinião sobre o sertanejo universitário, além de revelar novidades que estão por vir e curiosidades sobre seus gostos pessoais.

Portal SUCESSO! – Seu novo DVD, gravado em São Paulo, foi todo produzido por você?

Eduardo Costa – Sim. Eu já cantava essas músicas em casa, então a ideia já estava formada, já tinha tudo esquematizado. Tanto é que o DVD demorou menos de seis dias pra ficar pronto. Eu registro o que gosto, não penso em negócio, em vendas. Quem gostar do que faço, compartilha comigo.

Se você pudesse escolher um artista para gravar uma música contigo, quem seria e qual música cantariam?

Quero muito gravar com duas pessoas. Ana Carolina, porque sou muito fã. Com ela, cantaria “VAI” (canção do disco ‘Dois Quartos’ – 2006). E com Almir Sater, porque ele canta umas músicas loucas e românticas, melosas, assim como eu. Com ele cantaria “Peão de Boiadero”. Essa música marcou minha vida, é um clássico da música sertaneja e o Almir é um caipira chique, culto, gosto do estilo dele. (Eduardo Costa já gravou com Belo, Paula Fernandes, Alexandre Pires, Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Rey Paraná, entre outros).

Você sempre fez música romântica. Você acha que falta um pouco de romantismo na vida dos novos fãs do sertanejo?

Acho que falta tristeza na vida das pessoas, porque é isso que dá base para gerar alegria. Hoje parece que existe uma alegria implantada, porque o tempo todo só postam fotos felizes em redes sociais. Falta romantismo na música sertaneja. E a minha música, que não é triste e sim romântica, leva a pessoa a querer amar o outro, elogiar. Falta o romantismo dos anos 80, 90, até o começo dos anos 2000, que acabou. Não sei se foi por falta de talento suficiente para cantar esse tipo de música ou se não sentem mais vontade de ouvir.

Você já comentou que quer construir uma carreira bonita e por isso não grava qualquer coisa. Como escolhe seus repertórios e quais são os critérios para fazer música bonita, na sua opinião?

O mais importante é você não se preocupar com o negócio. O amor tem que falar mais alto. Quem se preocupa minha carreira é meu escritório, e ele não dá opinião no meu repertório. Quando escolho o repertório não quero saber se a música vai vender, só gravo o que me faz sentir bem. Letras chulas, que falam de piriguete, bebida, tequila e streep-tease, pra mim não dá. São músicas que não acrescentam nada. Quem grava isso é tão descartável como ela.

Você tem um perfil latino. Qual o seu envolvimento com esse mercado?

É muito mais ouvido musical do que envolvimento. Só ouço música latina, Ricky Martin, Shakira, Alejandro Sanz, Luis Miguel e por aí vai. Eu quero gravar um CD com músicas latinas, ou canções minhas só com estilo latino.

Você vai gravar um DVD com Leonardo, só com músicas de bordel. Como pretendem divulgar o disco?

Vamos comercializar esse DVD, mas não estamos preocupados com as vendas. É algo nosso, que quisemos fazer em uma noite dessas em que estávamos bebendo e cantando. Escolhemos músicas que eu e ele gostamos e gravaremos em um bordel bacana, deve ser em São Paulo. Só não posso dizer os nomes, porque não entendo disso (risos)!

Além deste projeto, tem algum outro um tanto inusitado, que pretende fazer e ainda não fez?

Eu com certeza vou repetir a dose do DVD “Acustico”. Talvez eu grave na minha casa, no meu quarto. Quero fazer algo bacana, que faça as pessoas acharem bacana.

Você já tocou em bordeis. Tocaria novamente?

Claro, claro! Sempre gostei muito de José Augusto, Amado Batista, Reginaldo Rossi. Eu morei em um bordel quando era mais novo, porque tocava lá e o espaço era de um amigo, mas não me envolvi com ninguém. Parece brincadeira, mas eu nunca entrei em um bordel, só quando cantava mesmo.

Esses dias você postou uma foto com Leonardo em sua fazenda. O que tinha naquela panela? Você é bom de cozinha?

Tinha mexidão. Fizemos uma moda de viola até as cinco da manhã, aí bateu aquela fome e pegamos tudo o que tinha na geladeira e esquentamos.

Aliás, desses encontros musicais na sua fazenda devem sair boas canções, né?

Gostamos de cantar aqueles clássicos… Trio Parada Dura, Di Paullo & Paulino, Andre & Andrade, músicas mais apaixonadas. Não nos preocupamos em fazer músicas novas.

Quando está de folga, o que gosta de fazer?

Eu e Leonardo somos vizinhos e jogamos bola juntos. Sempre estamos juntos. Faço academia de segunda a sexta e adoro cozinhar. Também sou viciado em filmes, vejo dois filmes por noite na TV.

Você é um dos artistas que mais mudaram o visual, principalmente o corpo. Por que decidiu mudar e de que forma isso influenciou na sua carreira?

Comecei a treinar por ansiedade, sou hiperativo. Então foi pura obrigação. Só que aí fui tomando gosto pela coisa e quando vi, viciei. Musicalmente não influencia em nada, o que mudou foi meu comportamento. A academia melhora a pessoa em vários aspectos. Tem as fãs que gostam de corpo, mas acho que a maioria das mulheres não ligam muito.

Fonte: Portal Sucesso

Agradeço mais uma vez a minha amiga Aninha pela indicação da matéria para postar.

3 comentários: