segunda-feira, 15 de julho de 2013

Matéria Eduardo Costa Portal Sucesso

12 de julho de 2013 Por Gustavo Godinho

Eclético e com bom gosto


Eduardo Costa já pode ser considerado um medalhão da nova música sertaneja romântica. O cantor é unanimidade nas rádios do Brasil e redes sociais – até utilizou o mundo virtual para lançar com êxito um clipe caseiro da faixa “Enamorado”. A canção figura no repertório de seu novo DVD, “Acústico”, gravado em maio na cidade de São Paulo e que chega às lojas no início de julho pela Talismã/Sony Music.

O cantor esteve envolvido diretamente com toda a idealização e execução deste novo projeto – desde escolha de figurino e convidados até o repertório e arranjos musicais. Como não poderia deixar de ser, Eduardo optou por baladas, abusando do romantismo que lhe é característico. “Nesse novo DVD, mostro minha verdade, independente do que está na moda. Cada artista tem seu trabalho, mas não me vejo cantando certos temas do sertanejo universitário. Não acho legal fazer um CD apenas sobre bebidas ou falando para a mulherada subir na mesa e tirar a roupa. Sou mais romântico”, analisa.

E, para se inspirar nesse novo projeto, o cantor revisitou seu passado musical. Ouviu canções da época em que era criança, mas sem esquecer clássicos atuais da música latina. Eduardo Costa conversou com SUCESSO! e revelou os dez artistas que mais influenciaram sua carreira. Todos eles estão mais que presentes no set-list do seu iPod. Confira:

Trio Parada Dura
As músicas do Trio me trazem lembranças da infância. Nasci em Belo Horizonte (MG) mas com 40 dias fui para Abre Campo, interior de Minas. Canções como “Telefone Mudo” e “Me Mata” de uma vez remetem ao meu pai. Além de Trio Parada Dura, tem também Milionário & José Rico. Lembro do meu pai cantando “Depois de muito tempo acordado e Sonhei com você.

Chitãozinho & Xororó

Comecei a ouvir a dupla por influência do meu pai. As canções dela foram um divisor de águas na minha vida. Estava entrando na pré-adolescência e começava a entender um pouco do amor. As letras de “Confidências”, “Evidências”, “Não Desligue o Rádio”, “Fogão de Lenha” e “Fio de Cabelo” começaram a ter um significado profundo. Nessa fase também conheci Gilberto & Gilmar cantando Capa de revista e Alan & Aladim, com a clássica “Só Liguei Pra Dizer Que Te Amo”.

Amado Batista

Amadão é até hoje um dos maiores ídolos da minha mãe, dona Ângela. Ela sempre foi muito romântica e eu herdei isso dela. Gosto muito dos primeiros discos dele e tenho muita vontade de regravar as músicas “Princesa” e “Ex-amor”.

Luis Miguel

Ele é o ícone do mercado latino. Gosto muito da produção de seus shows. Mais pra frente, quero convidá-lo a fazer uma participação especial em um trabalho meu. Tenho quase toda a discografia do artista e gosto muito das faixas “El Dia Que Me Quieras”, “No Me Platique Mas” e “La Puerta”.

Leandro & Leonardo

Comprei o terceiro disco da dupla, lançado em 1988, e minha vida mudou depois disso. Me inspirei muito neles quando comecei a tocar em barzinhos e até hoje admiro bastante o estilo do Leonardo cantar. A vida é realmente surpreendente e hoje Léo e eu somos bons amigos. Posso dizer que absolutamente todas as canções dessa dupla influenciaram minha carreira musical. Gravarei com Leonardo um DVD no final do ano cujo repertório se baseará apenas em canções tocadas em bordéis.

Bezerra da Silva

Também sou fã do samba bom. Acho Bezerra da Silva um dos grandes cronistas do Brasil. Tudo que ele canta já foi e ainda é a realidade do Brasil. Suas letras continuam atuais e os arranjos colocam qualquer um para dançar. Não tem como ouvir uma música dele e não ficar de bom humor. Pouca gente sabe, mas componho muito samba. Depois só coloco uma sanfona e ela vira música sertaneja.

João Paulo & Daniel

Nos anos 90 fiz diversos shows em bares e precisava reunir um repertório diversificado. Além de canções próprias, tocava muitas músicas do João Paulo & Daniel, como “Alguém” e “Estou Apaixonado”. Nessa mesma época também tocava “É o Amor”, de Zezé Di Camargo & Luciano e “Ela é Demais”, de Rick & Renner. Ainda nesse período, como já viajava bastante, comecei a ter contato com outras pessoas e a conhecer todos os tipos de música.

Led Zeppelin

Pode soar estranho, mas gosto muito da progressão rítmica e harmônica do Led Zeppelin. Jimmi Page é um grande guitarrista e ouvir seus arranjos é praticamente um estudo musical. Suas baladas são lindas e me inspiram. “Stairway to Heaven” e “All Of My Love” já me ajudaram a relaxar e a ter grandes ideias. Gosto também do disco Pulse, do Pink Floyd.

Revelação

Essa turma representa o samba de qualidade da nova geração. O Xande de Pilares é um grande parceiro e sua banda faz um bonito trabalho. Ele e companheiros levaram o estilo a uma classe mais abastada e massificaram o gênero. Todas as canções do Revelação são lindas e quando dou uma festa lá em casa as músicas do grupo são a trilha sonora.

Prince Royce

Conheci o trabalho desse artista no início desta década e me apaixonei. O estilo romântico dele é lindo. Seu som lembra muito aqueles boleros antigos, mas com uma pitada moderna de arrocha. Além disso, o trabalho dele como produtor também é muito bom. A faixa “Incondicional” é tocada quase diariamente no meu carro.

Fonte: Portal Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário